quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O que os funcionários do Google têm no ambiente de trabalho e você também pode?

Resultado de imagem para googleDe onde vem a fama do Google? A ideia que se tem é de que, por lá, todos têm o emprego dos sonhos e que o ambiente de trabalho mais parece um playground do futuro. Acontece que, em certa medida, os privilégios que o Google oferece aos funcionários, a sua empresa também pode oferecer – e conquistar a fama de ser um lugar incrível para se trabalhar. Fizemos uma seleção dos benefícios mais acessíveis, para que você escolha ao menos um, e torne sua equipe a mais engajada – e invejada – do ramo.

Equipes de desenvolvimento efetivas e enxutas para startups: a importância de projetá-las

“Jamais vamos conseguir alcançar esse resultado sem mais pessoas na equipe!”

“Uma empresa com alta produtividade é aquela com alto número de funcionários.”

“Quanto mais programadores, mais projetos conseguimos entregar em menos tempo.”

Não vamos julgar, esses pensamentos são bastante comuns. Mesmo assim, estão longe de serem considerados verdade. 

Reclamar é terrível para você, de acordo com a Neurociência

Um antigo desenho animado dos anos 1960, “Lip the Lion and Hardy Har Har”, representava um leão ‘alto-astral’ sempre otimista e achando que tudo vai dar certo, junto de seu companheiro, uma hiena queixosa, pessimista, sempre repetindo “Ó vida! Ó azar! Não vai dar certo…! ”. Você se identifica com algum deles? Pois saiba que embriagar-se na negatividade traz consequências terrivelmente sérias para a sua saúde física e mental. Para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Pelo menos, isso é o que dizem pesquisas da Neurociência.

Por que bons profissionais se demitem?

Motivação profissional: Por que bons profissionais se demitem?


Quando um profissional pede demissão, não faltam burburinhos. Entre os colegas existe quem suspeita do motivo (mas quase sempre há mais que um) e existem os convictos (que ouviram dizer por aí, e agora repassam a sigilosa informação).

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Fiscalização do CRCCE pede retirada de publicidade irregular

Uma ação da Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade pediu a retirada da publicidade de uma caixa de assistência, veiculada na internet, que anunciava a oferta de serviços contábeis de abertura de firma ao preço “promocional” de R$ 120,00. A entidade acolheu à reclamação do CRCCE, nesta terça-feira (25), tão logo foi oficiada da reclamação, prometendo a retirada para as próximas horas.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Bahia! Lei dispõe sobre DÍVIDAS em operações de Crédito com o BANEB

Publicado no DOE em 22 out 2016

Dispõe sobre a repactuação de dívidas oriundas de operações de crédito contratadas junto ao extinto Banco do Estado da Bahia S.A. - BANEB e cedidas ao Fundo de Desenvolvimento Socal e Econômico - FUNDESE ou à Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. - DESENBAHIA e autoriza a remissão destas operações, na forma que indica.

Câmara Técnica do CFC discute aplicação de norma das sociedades cooperativas

A classificação contábil das cotas-partes nas sociedades cooperativas foi tema de discussão da Câmara Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizada na tarde deste dia 19. Além dos conselheiros do CFC que compõem a Câmara, participaram da reunião, como convidados, representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Marcos Sebastião Rigoni de Mello, e o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem, que é também coordenador da comissão do Regional constituída para estudar assuntos contábeis da área cooperativista.

Corrigir pendências na declaração pode liberar restituição do Imposto de Renda

Os contribuintes pessoas físicas com Imposto de Renda (IR) retido e que ainda não receberam a restituição devem verificar o extrato da sua declaração junto a Receita Federal para saber se foram identificadas inconsistências durante o processamento dos dados.

Previdência: Fatores de atualização do pecúlio e dos salários-de-contribuição Outubro/2016

A Portaria do Ministério da Fazenda nº 410/2016 estabelece, para o mês de outubro de 2016, os fatores de atualização:
- das contribuições vertidas de janeiro de 1967 a junho de 1975, para fins de cálculo do pecúlio (dupla cota) correspondente, serão apurados mediante a aplicação do índice de reajustamento de 1,001575 - Taxa Referencial-TR do mês de setembro de 2016;

Previdência: Renda média mensal dos benefícios do INSS

A Portaria do Ministério da Fazenda nº 409/2016 estabelecer que, para o mês de setembro de 2016, o valor médio da renda mensal do total de benefícios pagos

Aplicativos Receitanet e ReceitanetBX têm novas versões

A atualização é necessária, pois certificados digitais podem não ser visualizados pelos aplicativos

Novas versões dos aplicativos Receitanet (1.09) e ReceitanetBX (1.6.2), responsáveis por validação e transmissão de arquivos, já estão disponibilizadas no sítio da Receita Federal.

Os usuários dos aplicativos devem instalar as versões atualizadas já que a partir da versão mais recente do Java 8, alguns certificados digitais podem não ser visualizados.
Fonte: LegisWeb

BAHIA! Altera a instrução Normativa n°04, de 27 de janeiro de 2009, que trata a Pauta Fiscal.

Publicado no DOE em 21 out 2016

O SUPERINTENDENTE DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA, no uso de suas atribuições e de acordo com o art. 23, § 6°, inciso I, da Lei 7.014 de 04 de dezembro de 1996, resolve expedir a seguinte

Receita publica normas com alterações para a repatriação de recursos

A Receita Federal publicou hoje (20) no Diário Oficial da União instrução normativa com alterações para os contribuintes interessados em regularizar bens e ativos mantidos no exterior. O prazo continua sendo o de dia 31 de outubro, se o Congresso Nacional não alterar as regras da chamada Lei da Repatriação.

Contadores são obrigados a cumprir atualização profissional

No final de 2014, o Conselho Federal de Contabilidade - CFC regulamentou, por meio da Norma Brasileira de Contabilidade PG 12, o Programa de Educação Profissional Continuada - PEPC para os profissionais contábeis. Este programa compreende uma série de atividades programadas, formais e reconhecidas, que têm o objetivo de manter, atualizar e expandir os conhecimentos, competências técnicas, habilidades multidisciplinares, relacionamentos e os padrões éticos dos Profissionais da Contabilidade.

Desaposentação deve ser aprovada em breve

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar na próxima quarta-feira (26) a desaposentação. Especialistas ouvidos pelo DCI acreditam que o julgamento deve favorecer os pensionistas que desejam receber o benefício.
São estimados 182 mil pedidos na Justiça relacionados ao benefício, segundo um estudo feito pela Advocacia Geral da União (AGU). O mesmo levantamento mostra que uma decisão da Suprema Corte brasileira que favoreça os pensionistas pode onerar a Previdência Social em R$ 7,65 bilhões por ano começando já em 2016.

Dez estados superam meta para inserção de Jovens Aprendizes

A Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho (SIT) já alcançou 66% da meta de fiscalização prevista para este ano na inserção de jovens no programa de Aprendizagem Profissional do órgão. De janeiro a setembro de 2016, por meio das ações fiscais, foram inseridos 83.646 aprendizes de 14 a 24 anos, em todo o país. A faixa etária com maior colocação foi a de 16 a 18 anos, com 49,7 mil aprendizes contratados.

Rejeitado recurso que buscava modulação de efeitos de decisão sobre pagamento de Cofins por profissionais liberais

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recursos (embargos de declaração) interpostos contra decisão proferida pelo STF, em 2008, nos Recursos Extraordinários (REs) 377457 e 381964, nos quais se considerou legítima a cobrança da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) das sociedades profissionais. Na sessão plenária desta quarta-feira (19), a maioria dos ministros concluiu que o julgamento questionado não apresenta contradição, omissão ou obscuridade, objeto de embargos.

Novo limite do Simples Nacional aprovado: o que muda a partir de 2018

Tabelas do Simples Nacional: mudanças a partir de 2018
Agora é oficial. O Simples Nacional terá novo formato. O projeto final aprovado no dia 4 de outubro no Congresso Nacional amplia o limite de receita para adesão ao regime tributário, altera o enquadramento de vários setores e disciplina o pagamento de dívidas por empresas participantes. As alterações só começam a vigorar em 2018. Veja todas mudanças e conheça as novas tabelas do Simples Nacional.

Programa Gerador da Dmed 2016 tem nova versão

A Receita Federal disponibilizou nesta segunda-feira, 17/10, nova versão do Programa Gerador da Dmed 2016 - Declaração de Serviços Médicos e de Saúde. A nova versão altera as seguintes situações:
a) Informação de beneficiário de pagamento ou dependente de plano de saúde com idade entre 16 e 17 anos sem CPF: o CPF volta ser obrigatório a partir de 18 anos, para ambos os casos;
b) No caso de Dmed com grande volume de informações: correção do erro na conclusão da importação e da impossibilidade de gravação após a restauração de uma cópia de segurança.
A Declaração de Serviços Médicos e de Saúde é obrigatória para pessoas jurídicas ou equiparadas, prestadoras de serviços médicos e de saúde, e para as operadoras de planos privados de assistência à saúde.

Bacen: Prorrogado o prazo para apresentação da Declaração de Bens e Capitais no exterior retificadora no âmbito do RERCT

Circular Bacen nº 3.812/2016 - DOU 1 de 21.10.2016, alterou o art. 3º, caput e § 4º, da Circular Bacen nº 3.787/2016, que dispõe sobre a regulamentação do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT), no âmbito do Banco Central do Brasil (Bacen), para prorrogar o prazo da Declaração de Bens e Capitais no Exterior (CBE) retificadora, conforme segue: