Demonstrações contábeis (também conhecidas como demonstrações financeiras) são um conjunto de técnicas que oferecem um panorama geral da situação financeira de uma empresa em determinado período de análise.
Assim, com ela, a situação financeira pode ser conferida a partir da análise de elementos da contabilidade, tais como o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado do Exercício e a Demonstração dos Fluxos de Caixa, entre outros.
Esses elementos representam uma importante ferramenta no auxílio à tomada de decisões por parte dos empreendedores, independentemente da atividade que exercem ou o tamanho de seu empreendimento.
Para saber mais sobre eles, acompanhe este texto até o final.
Quais são os objetivos fundamentais das demonstrações contábeis?
As demonstrações contábeis têm como objetivo principal demonstrar para o usuário qual é a posição patrimonial de sua empresa. Ela garante uma melhor visualização da saúde financeira da organização, permitindo assim melhores condições para que os gestores saibam se o momento é adequado para dar sequência aos investimentos ou cortar gastos.
Quais são elas?
1. Balanço Patrimonial
Este é o relatório contábil mais conhecido e também o mais simples. Por meio dele, é possível avaliar todo o conjunto de bens e direitos — os ativos da empresa — e suas obrigações — os passivos.
Funciona da seguinte forma: os ativos representam todo o conjunto de investimentos do negócio, enquanto os passivos e o patrimônio líquido representam as fontes, as origens dos recursos. A estrutura do balanço patrimonial se baseia na equação:
Ativos – Passivos = Patrimônio Líquido
Assim, o Patrimônio Líquido surge como a diferença entre ativos e passivos, representando o saldo da organização. Com ele, é possível obter informações mais precisas sobre o que foi investido, o conjunto de aplicações realizadas em determinado período, quem realizou os financiamentos das aplicações, o perfil das dívidas, entre outros.
2. Demonstração de Resultado do Exercício
Assim como o Balanço Patrimonial, as DREs mostram de maneira resumida as informações referentes aos fatos contábeis da empresa — neste caso, com foco nos créditos e débitos recebidos pela Apuração do Resultado do Exercício (ARE).
Nela, o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período é apresentado verticalmente e de forma resumida.
3. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
A DLPA concentra sua atenção na conta de lucros do patrimônio líquido da empresa. Por meio dessa demonstração, é possível ter uma ideia precisa do que aconteceu com os lucros ou com os prejuízos ao longo do período sob análise.
4. Demonstração de Fluxo de Caixa
A DFC indica quais foram as entradas e as saídas de dinheiro do caixa durante o período, bem como o resultado desse fluxo.
5. Demonstração do Valor Adicionado
A DVA é o informe contábil que revela os valores que correspondem à formação da riqueza da empresa em determinado período e sua respectiva distribuição.
6. Notas Explicativas
As Notas Explicativas são complementos que fornecem informações para fins de esclarecimento da situação patrimonial do negócio, podendo estar relacionadas a qualquer outra demonstração financeira.
Blog Alterdata
Nenhum comentário:
Postar um comentário