segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Checklist pragmático para você não ser demitido (e até ser promovido)

  • Entenda qual é a fórmula de geração de valor da sua empresa. Toda empresa tem um processo de geração de potenciais clientes, de gerar interesse por seus produtos ou serviços, vender, reter e ampliar a receita com os clientes atuais. Invista o seu tempo entendendo o modelo. Fica mais fácil entregar valor, o único motivo de você estar empregado.

  • Cuide para que seu trabalho seja mensurável. Mesmo se você for um jovem, criativo, acredite na cultura do trabalho livre, lembre-se de que alguém está pagando para que você entregue algo. Volume de entrega ajuda a trazer valor e visibilidade (sem politicagem). Se você é de Vendas, parabéns, você já é milimetricamente mensurado.

  • Formalize as decisões. Por e-mail, por planilhas ou através de uma plataforma dedicada à gestão do trabalho. Deixe as decisões "gravadas na pedra". Lá na frente, quando alguém cobrar algo inconsistente, tenha um histórico do que foi decidido e o porquê das suas ações. Fica fácil mostrar a foto do “antes e depois”.

  • Não tenha medo de errar. Tenha medo de errar sempre. O importante em qualquer processo profissional é acertar mais do que errar. Crie documentos, wikis, blogs etc, para formalizar os processos e aprendizados anteriores. Você, ou alguém da sua equipe, poderá se deparar com os mesmos problemas no futuro. A empresa precisa aprender e você é parte importante desse processo.

  • Esqueça a motivação. Foque na disciplina. Motivação você já tem! Basta pensar por que você está na empresa hoje. É dinheiro? Carreira? Aprendizado? Se o seu sonho não é estar ali, pense onde você gostaria de estar (mesmo que seja dentro da mesma empresa). Anote, coloque uma data factível. Pronto, você já tem um plano para chegar lá. Agora, foque na disciplina para alcançá-lo.

  • Faça uma lista de habilidades para investir seu tempo livre. Sim, seu tempo livre. Algumas empresas investem na educação de seus funcionários. Mas, são as habilidades que ela acha primordial para o desempenho do seu trabalho atual. Não as que você vai precisar para chegar ao seu objetivo traçado no item anterior.

  • Esqueça as celebridades sociais ou os “empreendedores de palco”. Use todo o seu tempo livre investindo nas habilidades listadas no item anterior. Pare de acreditar em tudo o que vê na internet. Marketing de conteúdo é apenas marketing. Conteúdo é outra coisa. Você precisa entender que um monte de gente tenta ganhar dinheiro contando lorota por aí.

  • Último e mais importante: trabalhar dá trabalho. Sue a camisa, sem dó! Mas, não se esqueça de se divertir com a família e os amigos. Afinal, trabalhamos para construir coisas legais, ganhar dinheiro e desfrutar com as pessoas que amamos.

Franklin Valadares, CTO e co-fundador do Runrun.it

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