A proposta tem o objetivo de isentar as microempresas e as empresas de pequeno porte da obrigação de pagar diversas taxas necessárias na hora de iniciar uma atividade. Entre elas, inscrição, registro, abertura, alvará, licença, funcionamento, cadastro e alteração. Além disso, não terá que pagar mais para dar baixa da empresa e fazer o seu encerramento.
Outras taxas que a proposta deseja eliminar para os micro e pequenos empresários são as relacionadas a emolumentos, anotação de responsabilidade técnica e de fiscalização do exercício de profissões regulamentadas. Essas últimas são, atualmente, pagas para associações e conselhos profissionais.
Até o fim do mês de maio de 2017, o projeto foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço. Também seguiu para a Comissão de Finanças e Tributação. Antes de ir ao Plenário, deve passar ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Taxas que micro e pequenas empresas pagam para abrir e fechar
Atualmente, quando se formaliza uma micro ou pequena empresa, são muitos os custos, tanto as taxas para o governo e entidades, quanto para determinados procedimentos que exigem um investimento. No geral, portanto, é possível elencar os gastos com os seguintes aspectos:
- registros em cartórios;
- marcas e patentes no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial;
- autenticações de documentos;
- autorizações para praticar determinadas obrigações acessórias;
- pesquisa de viabilidade;
- registro do contrato social;
- advogado para aprovação do contrato social;
- alvará sanitário;
- alvará do Corpo de Bombeiro;
- alvará de estabelecimento;
- contribuições sindical e patronal.
Alguns desses custos variam de acordo com a cidade onde a empresa inicia as suas atividades. O mesmo acontece em relação aos estados. Já que cada etapa de formalização deve ser feita de modo presencial, é necessário ainda levar em conta os gastos que o empresário tem com locomoção.
No momento em que o empresário decide por encerrar a sua atividade, também existem custos, veja quais são eles:
- Levantamento de todas as obrigações acessórias fiscais pendentes e multas se houver atraso na entrega dos documentos;
- Levantamento de títulos em abertos ou ações tributárias, previdenciárias e trabalhistas em curso;
- Quitação de todas as pendências fiscais e tributárias;
- Obtenção de diferentes certidões negativas.
Via jornalcontabil.com.br
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