sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Prorroga a Campanha "SUA NOTA É UM SHOW DE SOLIDARIEDADE". - Decreto Nº 16985 DE 24/08/2016

O Governador do Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, e à vista do disposto no art. 11, do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 8.497, de 25 de abril de 2003
Decreta:
Art. 1º Fica prorrogada a Campanha "SUA NOTA É UM SHOW DE SOLIDARIEDADE", em sua 40ª Etapa da 2ª Fase, para o período de 01 de maio a 31 de agosto de 2016, aplicando-se à mesma o Regulamento aprovado pelo Decreto nº 8.497, de 25 de abril de 2003.
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 01 de maio de 2016.
PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 24 de agosto de 2016.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Discussão sobre Cofins de receitas financeiras não é constitucional, decide Rosa Weber

Discussão sobre Cofins de receitas financeiras não é constitucional, decide Rosa Weber
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, decidiu que não é competência da Corte analisar a constitucionalidade do restabelecimento da cobrança de PIS e Cofins sobre receitas financeiras.
Em decisão publicada nesta terça-feira, a ministra afirma que as instâncias ordinárias do Judiciário decidiram a questão com fundamento na legislação infraconstitucional.

Governo pretende lançar novo Refis

Face a um cenário econômico muito ruim e à necessidade de arrecadação, o governo federal pretende lançar, em breve, novo Refis – Programa de Recuperação Fiscal, que já está sendo debatido com as lideranças do Congresso Nacional. Segundo Piraci Oliveira, especialista jurídico do Simpi-SP (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo), as empresas com dívidas tributárias vencidas até dezembro de 2015 poderão refinanciar seus débitos com o Fisco, mas a principal novidade é a perspectiva de adoção do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) como indexador, com taxa de 7% ao ano, em substituição à Selic, que é de 14,25% ao ano. “Trata-se de um plano com condições nitidamente mais vantajosas aos contribuintes, com parcelamento pelo prazo de 180 meses e, também, abrindo-se a possibilidade de apresentar imóveis como forma de pagamento da dívida”, explica.

Ministério disponibiliza lista de nomes de quem tem direito ao Abono Salarial ano-base 2014

O Ministério do Trabalho disponibiliza mais uma facilidade para os trabalhadores que ainda não sacaram o Abono Salarial ano-base 2014. A partir desta quinta-feira (25), está disponível no site do Ministério uma lista com o nome de todos os trabalhadores que tem direito ao benefício e que ainda não procuraram uma agencia da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para realizar o saque.
Para realizar a consulta é necessário que o trabalhador entre no site do Ministério do Trabalho, clique no banner "Abono Salarial", localizado na parte superior da tela, e realize a consulta. Para avançar na pesquisa basta que o trabalhador localize seu estado e seu município, e procure seu nome, que constará em uma lista em ordem alfabética.

Contabilidade auxilia na prevenção de fraudes corporativas; 20° CBC vai discutir o tema


Auditor afirma que ciência contábil é a que mais tem instrumentos para identificar fragilidades na gestão

Estudo feito por uma empresa de consultoria de risco e auditoria apontou relação entre fraudes e o Produto Interno Bruto (PIB). Quanto menor o PIB, maior os riscos de atos irregulares. No momento em que a crise econômica reduz o crescimento do País, as empresas devem reforçar suas equipes de controle interno. Segundo o doutor em controladoria e contabilidade, consultor da Fipecafi e professor da FEA/USP, Guillermo Braunbeck, a contabilidade tem uma visão privilegiada para observar anomalias que merecem ser investigadas.

Ainda aguardando votação, novo Simples só entra em vigor em 2018

Batizado de "Crescer sem medo", o projeto de lei que faz modificações no Simples Nacional está na fila para ser aprovado pela Câmara dos Deputados. Apesar disso, as principais novidades, a criação das Empresas Simples de Crédito (ESCs) e as novas faixas tributárias para as pequenas empresas, ainda terão de esperar um pouco. "Só podem entrar em vigor em 2018, infelizmente", lamenta o presidente do Sebrae nacional, Guilherme Afif Domingos. Outras medidas, porém, como a renegociação das dívidas das empresas do Simples, devem ganhar a rua antes disso.
"O que temos de resolver com urgência é o reparcelamento de dívidas das empresas do Simples, para trazer de volta ao jogo quem está inadimplente hoje", afirmou Afif, convidado de ontem do Tá na Mesa, da Federasul. A nova legislação abrirá uma janela de 90 dias a partir da sanção presidencial para que as pequenas empresas renegociem seus débitos. Hoje com limite de 60 parcelas, os pagamentos poderão ser estendidos para até 120 meses. O Sebrae está organizando mutirões, que espera incluir também os bancos, para viabilizar a reorganização das empresas endividadas.

MinC planeja abrir Rouanet para empresas com Lucro Presumido

Opiniões sobre a Lei Rouanet podem divergir, mas existe um ponto em que todas as vozes convergem: a concentração de patrocínios na região sudeste é um dos desafios do Ministério da Cultura na operacionalização do mecenato.
Em 2015, por exemplo, o eixo São Paulo-Rio ficou com 68,7% do total de aportes a projetos culturais no país, que chegou a R$ 1,18 bilhão. "Uma forma de mitigar essa concentração é abrir o patrocínio para empresas tributadas pelo lucro presumido [regime simplificado que presume a receita bruta para determinar a base de cálculo do imposto de renda]", afirmou Marcelo Calero, ministro da Cultura do governo interino, em encontro em São Paulo, na manhã de quarta (24). 

Microempresas ganham catálogo para exportar

Organizadores aproveitaram Olimpíadas e Paraolimpíadas
O projeto Chama Empreendedora criou um catálogo bilíngue com produtos de 215 empresas, das quais 11 são pernambucanas. A publicação tem como objetivo promover e divulgar as micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional. De Pernambuco, podem ser exportados os mais diversos produtos. Desde peças de vestuário masculino e feminino, sapatos, acessórios de beleza e até produtos gastronômicos, como cachaça e temperos. O catálogo será entregue a 32 embaixadas em países prioritários para a exportação.

A iniciativa é do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Sebrae  e Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), que aproveitaram as Olimpíadas e Paraolimpíadas para criar o projeto.
O empresário pernambucano Rubem Martins, cuja empresa foi escolhida para entrar no catálogo, acredita que essa é uma oportunidade de aumentar o faturamento dos negócios. “Nesse momento de crise não podemos ficar parados. Buscar novos mercados é fundamental e o programa veio corroborar o momento”, disse Rubem, proprietário da Dona Rosa, que pretende exportar bolsas, sandálias e acessórios femininos.

Justiça mantém justa causa após WhatsApp virar prova

Segundo especialista, a maior parte das demissões motivadas acaba sendo revertida porque a empresa não é capaz de comprovar a falta do funcionário
São Paulo - Com base em uma troca de mensagens feita pelo aplicativo WhatsApp, uma indústria do ramo de bebidas conseguiu manter a demissão por justa causa de um profissional que era questionada na Justiça.
De acordo com a sentença da juíza do trabalho substituta Cristiane Souza de Castro Toledo, as mensagens apresentadas deixavam evidente que o ex-empregado estava cometendo faltas de forma recorrente com o objetivo de ser demitido sem justa causa e obter as verbas da rescisão.

Conselho Monetário autoriza empresas a renegociarem dívidas de crédito rural


As empresas que contrataram crédito rural por meio do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) também poderão renegociar as parcelas em atraso. O Conselho Monetário Nacional (CMN) estendeu ontem (24)  a possibilidade a pessoas jurídicas.

No mês passado, o CMN tinha regulamentado o refinanciamento de dívidas de crédito rural do PSI. Na ocasião, os juros, que variavam de 4,5% a 9,5% ao ano, passaram para Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 7,5% ao ano, mais 4,6% ao ano.

Falha em sistema da Receita trava aberturas e fechamentos de empresas

Problemas causados após uma atualização de sistema da Receita Federal vem dificultando a abertura e o fechamento de empresas por todo o Brasil desde a semana passada.
A falha vem ocorrendo no site Coleta Web Cnpj, porta de entrada para a emissão de documentos que devem ser encaminhados para juntas comerciais para a realização de operações do tipo.
Segundo associações e contadores ouvidos pela reportagem, a página não vem abrindo corretamente desde 15 de agosto.

Governo cruzará CPFs de beneficiários de programas sociais para evitar fraudes

BRASÍLIA - O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, informou que o governo vai fazer um cruzamento dos CPFs de beneficiários de programas sociais para tentar identificar irregularidades. Ao participar de audiência na Câmara dos Deputados para debater a proposta de emenda constitucional (PEC) que fixa um teto para os gastos públicos, o ministro explicou que a ideia é passar um pente-fino sobre todas as bases de dados de programas sociais. Com isso, a equipe econômica espera reduzir despesas com fraudes e ter mais eficiência na alocação de recursos.

Gestão de pessoas: (Teste) Você sabe mesmo liderar?

“Bons líderes”, onde estão? Então, muitas vezes confundida com a posição dentro de uma hierarquia na gestão de pessoas, a liderança não é um título, um papel ou uma posição de autoridade. Ela é a soma de muitas partes, ações e comportamentos, e muitas vezes se mostra de forma quase natural.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Receita Federal esclarece tributação de pró-labore

O pagamento de pró-labore é obrigatório para todos os sócios que exercem atividade em uma empresa e sobre esse montante incide contribuição previdenciária. O entendimento da Receita Federal está na Solução de Consulta nº 120, da Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira.
Para o Fisco, a discriminação do pró­labore é necessária, de forma que não se confunda com parcela referente à participação nos lucros. Se não for feita, há o risco de todo o montante ser tributado pelo órgão.

Escrituração Contábil Digital – ECD: Disponibilizada Nova Versão 3.3.8

Foi disponibilizada a versão 3.3.8 do programa da Escrituração Contábil Digital (ECD) com a correção do problema da importação de ECD do ano-calendário 2015 que utilizaram o leiaute 3.
Fonte: Portal SPED
Por: Marcones Sarmento

Começou ontem (segunda) entrega de declarações do ITR

Desde ontem (segunda 22 de agosto) os proprietários de imóveis rurais podem entregar a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2016. A declaração deverá ser elaborada pelo programa gerador do ITR disponível no site da Receita Federal. São obrigados a prestar as informações à Receita os proprietários rurais e possuidores de imóveis acima de 50 hectares.

Também deve entregar a DITR, aquele imóvel rural a ser declarado, imune ou isento, que tenha sofrido alteração e este fato não tenha sido comunicado à Receita Federal por meio do Cafir. Para os imóveis localizados no Pantanal Mato-Grossense, apenas os que possuem mais de 100 hectares devem ser declarados. O prazo final é dia 30 de setembro.

Fiscalização da receita se tornará mais rigorosa com contribuintes que deixam o país

A Receita Federal em São Paulo anunciou que intensificou a fiscalização de contribuintes que saíram do Brasil apenas como forma de sonegar tributos. Dentre os contribuintes que deixaram o país de 2015 a 2016, já foram abertas 91 fiscalizações, que resultaram em autuações superiores a R$ 112 milhões.
Apenas nos sete primeiros meses de 2016, mais de 6 mil pessoas apresentaram, no estado de São Paulo, declaração de saída definitiva do país. Esse quantitativo vem aumentando de forma crescente, já que, durante todo o ano de 2015, foram 4.594 declarações, pelos dados da Receita. Em 2014, 3.569 contribuintes paulistas apresentaram a declaração de saída definitiva. Em 2013, foram 3.141 e, em 2012, 2.759.

Você já verificou se tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014?

Benefício é de um salário mínimo e pode ser retirado até o próximo dia 31 de agosto

Mais de um milhão de trabalhadores ainda não sacou o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014. E parte dessas pessoas pode não saber se têm direito ao benefício. O valor é de um salário mínimo e pode ser retirado de qualquer agência da Caixa ou Banco do Brasil de todo o país até 31 agosto, quarta-feira da próxima semana.

“Esse calendário que está se encerrando agora se refere ao ano de 2014. Como já faz dois anos, é possível que esses trabalhadores não se recordem que têm direito ao abono. Então, recomento que as pessoas procurem se lembrar se trabalharam com carteira assinada ou em algum órgão público naquele ano e se informem sobre o abono”, alerta o coordenador geral de Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges.

Possui dificuldades para entender o extrato de sua declaração do IR?

Até 15 de dezembro, a Receita Federal ainda vai liberar quatro lotes de restituição do Imposto de Renda 2016 e de declarações de 2008 a 2015 que caíram na malha fina.
Se ainda aguarda a sua, pode acessar a página da Receita na internet para consultar a situação da sua declaração. Não entende o que significa a mensagem que aparece no seu extrato? Explicamos a seguir:

Comunicado aos usuários do Sistema Coleta do CNPJ

Os serviços de integração com as Juntas Comerciais e a disponibilidade do sistema já se estabilizaram

Foi implantada dia 15/08, segunda-feira, uma versão atualizada do Sistema de Coleta do CNPJ integrada com as Juntas Comerciais e as Prefeituras Municipais, com novas funcionalidades, que têm por objetivo integrar, simplificar e unificar os processos de abertura, alteração e legalização de empresas.

Entretanto, desde a sua implantação, a nova versão do Coleta do CNPJ tem apresentado problemas técnicos que estão causando a sua instabilidade. Segundo nota do Serpro, empresa responsável pela manutenção do sistema, o problema decorre do grande volume de dados transitando no ambiente da aplicação.

Uso da escrituração tem sido reforçado com a revisão das normas contábeis

Obrigatoriedade de manutenção da escrituração contábil regular pelas pequenas e médias empresas é uma das mudanças que estão em análise
A Norma Brasileira de Contabilidade – Pequenas e Médias Empresas (NBC TG 1000) -, a mais abrangente por atingir a maioria das companhias brasileiras, está em processo de revisão pela primeira vez.
Profissionais do setor debruçam-se sobre a “bíblia” da contabilidade, em vigor desde 2010, para alterar pontos considerados importantes, justamente num momento de crise econômica que tem afetado, sobretudo, as empresas de médio e pequeno porte.

Ainda há tempo para substituição da ECD

Essa possibilidade deve acabar quando a Receita Federal regulamentar decreto prevendo os procedimentos para cancelamento da escrituração.
Muitos tabus cercaram o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) desde que foi criado, há quase uma década, mas o maior deles envolve a impossibilidade de corrigir arquivos enviados com erros ao fisco.
O Sped, de fato, não tolera erros, o que não signfica que o contribuinte tenha de ser infalível. Incorreções podem ser arrumadas, inclusive aquelas envolvendo a Escrituração Contábil Digital (ECD), procedimento que ficou mais simples este ano, pelo menos por enquanto.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Como descomplicar o sistema tributário brasileiro

O sistema de tributação brasileiro é conhecido por ser um dos mais complexos e caóticos do mundo. Grandes e pequenas empresas brasileiras muitas vezes precisam mobilizar muita gente e recursos só para definir os bens tributáveis. Ao fim, nosso sistema de tributação se tornou um entrave para a produtividade do país e para a restauração da ordem fiscal e econômica neste momento de crise.

Além disso, a enorme quantidade de impostos que pagamos causa um aumento considerável do custo dos produtos – o que dá força para a sonegação. Isso acontece não apenas pela alta alíquota dos impostos, mas essencialmente pela forma burocrática, caótica e pouco transparente como estes impostos são aplicados.

Outro problema é que o modelo de tributação vigente gera distorções na distribuição geográfica das empresas por conta da da guerra fiscal entre os Estados. Cada um é responsável pela definição da alíquota dos impostos estaduais, tais como PIS/Cofins, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Seviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS), o que se traduz em diferenças na competitividade entre os Estados para atrair novas empresas e investimentos.

Esta distribuição desigual de empresas causada por guerras fiscais acaba por impedir o aproveitamento das qualidades providas por cada região. Cidades da região Sul (especializadas na produção de trigo) concedem incentivos para a instalação de montadoras de carro, enquanto cidades como São Paulo concedem incentivos para o desenvolvimento da cadeia de trigo. Distorções como essas atrapalham na distribuição da produção, o que acaba gerando altos custos com logística e impedem o aproveitamento das vantagens comparativas de cada região.

Dentre as várias propostas que surgem para correção do sistema fiscal, vale destacar a adoção de um sistema de tributação próximo ao modelo do IVA (Imposto sobre Valor Adicionado), utilizado na Europa. A fim de garantir uma transição equilibrada do nosso modelo para este sugerido, propõe-se a substituição progressiva dos impostos atuais por dois novos impostos: o CGC (Contribuição sobre o Consumo), que substituiria PIS/Cofins e o IGC (Imposto Geral sobre o Consumo), que substituiria ICMS e o ISS.

A ideia consiste em uma substituição lenta, elevando os novos tributos e reduzindo os antigos de maneira a não interferir na quantidade arrecadada. Esta medida tem alto potencial de reduzir os entraves proporcionados pelo sistema fiscal atual, maximizar a arrecadação e possibilitar a economia de tempo e dinheiro por parte do contribuinte.

O desafio para o avanço nesta agenda de simplificação tributária passa pela capacidade do governo de aprovar propostas que invariavelmente afetam vantagens de certos grupos políticos e empresariais favorecidos pelo sistema vigente. A União e os Estados não querem perder a arrecadação, e os beneficiários dos regimes especiais e diferenciados lutam para manter seus privilégios.

As últimas medidas do governo não parecem indicar grandes esforços para desatar o nó tributário do país, a menos por ora. Na realidade, como forma de colocar as contas públicas em dia, o governo sinaliza introduzir novos impostos, como a CPMF, imposto cobrado sobre transações financeiras, ou a Cide, imposto cobrado sobre a gasolina. Em outras palavras, podemos ver no País um aumento da ineficiência da tributação, maior desaceleração da produtividade e mais um freio para a retomada do crescimento econômico.

Dessa forma, é improvável considerar no horizonte uma reforma tributária da dimensão necessária até o final do mandato presidencial, que se encerra em 2018.

No entanto, dado o significativo grau de ineficiência de nosso sistema tributário, melhorar nosso modelo de tributação levaria a um aumento da produtividade da economia, facilitaria as atividades das empresas nacionais e poderia ser um importante passo para a tão urgente recuperação econômica do Brasil.

Post em parceria com Marco Aurelio Sebba, graduando em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas e consultor pela Consultoria Júnior de Economia

CMO gera R$ 145 mi em autos deinfração e torna inaptas 3.599 empresas

Com R$ 145 milhões em autos de infração gerados e 3.599 empresas irregulares tornadas inaptas desde 2015, o Centro de Monitoramento On-line (CMO), em parceria com as inspetorias, vem imprimindo agilidade à ação do fisco no combate às fraudes que utilizam o ambiente digital, a exemplo daquelas cometidas pelos chamados “hackers fiscais”. Casos frequentes de empresas fantasmas tornadas inaptas em menos de 24 horas demonstram a capacidade do CMO para atuar próximo ao fato gerador, realizando cruzamentos de dados de alta credibilidade, identificando inconsistências e encaminhando os resultados para atuação fiscal das inspetorias.

Das empresas tornadas inaptas, 1.692 não foram localizadas no endereço registrado no cadastro, a maior parte em função de fraudes. Um segundo grupo expressivo envolveu 1.495 microempreendedores individuais cujas operações ultrapassaram o limite de faturamento estabelecido por lei para a categoria, que é de R$ 60 mil por ano – alguns compraram mais de R$ 200 mil em mercadorias em um único dia. Por fim, 412 empresas foram tornadas inaptas por fraude constatada ou simulação.

Juceb divulga relação de empresas canceladas em 2016

A Junta Comercial da Bahia (Juceb) divulgou ontem (23/8) a relação das empresas canceladas no Estado referente ao decênio 2005-2015.Tratam-se de empresas que estão há mais de 10 anos sem fazer qualquer tipo de alteração cadastral junto à Juceb, o que configura, para a Junta Comercial, uma empresa inativa.
O cancelamento não extingue automaticamente a empresa nem libera seus proprietários dos custos originados de taxas e impostos, mas deixa de assegurar alguns benefícios, a exemplo da exclusividade do nome empresarial da empresa cadastrada.

O seu estado é um pagador ou um recebedor de impostos federais?

A tabela a seguir mostra quanto cada estado pagou de impostos federais em 2009 e quanto cada estado recebeu do governo federal a título de transferência de recursos (dinheiro destinado ao governo do estado e aos municípios desse estado) também em 2009.

Os impostos federais calculados são: imposto sobre exportação, imposto sobre importação, IPI, IRPF, IRPJ, IRRF (retido na fonte), IOF, ITR, CPMF, COFINS, PIS/PASEP, CSLL, CIDE-combustíveis, contribuições para o FUNDAF e outras receitas administradas.

Sine Bahia Cadastro Online - Pela Internet

Para fazer seu cadastro é necessário ter em mãos o PIS, PASEP ou NIS, CTPS, RG, CPF e os comprovantes de residência e escolaridade. para quem prefere realizar no SineBahia cadastro online pela internet poderá acessar o site http://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/home.xhtml e por lá, realizar a busca de vagas de emprego online pela internet ou realizar o cadastro online pela internet.
Fazer um bom planejamento é fundamental na busca do emprego. A primeira etapa é o seu cadastramento. Avalie quais os postos de atendimento são mais próximos. Se estiver com dúvidas acesse os sites para obter maiores informações.

Se qualifique! Lojas Renner no Jequitibá

O Shopping Jequitibá terá mais uma loja âncora com a chegada da Renner, segundo o empresário Manoel Chaves Neto antecipou ao PIMENTA.

A loja da Renner No centro de compras itabunense será inaugurada em abril de 2017, de acordo com o diretor do Grupo Chaves.

De origem gaúcha, a Renner é uma das maiores redes de roupas e acessórios do país. Neto também disse que outros dois assuntos estão bem encaminhados: estacionamento e cinema.

– Tenham certeza que estamos focados na[busca da] melhor solução para implantar os cinemas e mais vagas de estacionamento no Jequitibá.

Autor: Pimenta

Palavra da Oportunity:

O Planejamento não é uma ferramenta distante do trabalhador desempregado. Conheça o quadro de Colaboradores dos concorrentes, saiba como a empresa opera, busque os bancos de currículo virtual, registre-se para a Empresa em questão, busque cursos para a área desejada... Estude a oportunidade. Você vai conseguir. 

Vagas de emprego - Mais Emprego MTE

Não adianta ficar parado. O mercado está muito concorrido e a melhor opção é a informação.

Acesse o Link abaixo, preencha as 4 informações do formulário eletrônico e confira as opções de trabalho para esta terça-feira (23.08).


Atenção:

Não esqueça de indicar palavras chave sobre a sua profissão ou vaga pretendida.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Revisão de benefícios auxílio-doença e aposentadoria por invalidez – procedimentos administrativos

Através da Portaria Conjunta nº 7/2016 o INSS estabelece procedimentos relacionados à revisão administrativa de benefícios previdenciários por incapacidade prevista na Medida Provisória nº 739/2016.
A revisão administrativa de benefícios previdenciários será realizada pelos peritos médicos e pelos supervisores médicos periciais da Previdência Social com o intuito de verificar a existência de incapacidade laboral atual que justifique a manutenção do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez.
 
A Portaria Conjunta INSS/PGF nº 07, de 19/08/2016 foi publicada no DOU em 22/08/2016.
Fonte: LegisWeb
Por: Marcones Sarmento

CNPJ: Nova tabela de natureza jurídica

O Ato Declaratório Executivo Cocad nº 3/2016 - DOU 1 de 19.08.2016, alterou as tabelas constantes dos anexos a seguir da Instrução Normativa RFB nº 1.634/2016, que dispõe sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ):
a) Anexo V - Tabela de Natureza Jurídica x Qualificação do Representante da Entidade;
b) Anexo VI - Tabela de Natureza Jurídica x Qualificações dos Integrantes do QSA; e
c) Anexo VIII - Tabela de Documentos e Orientações.

Autor: LegisWeb
Por: Marcones Sarmento

Prestação de Contas simplificada facilita consulta pelo cidadão

A Bahia encerrou o exercício financeiro de 2015 em equilíbrio fiscal, o que significa que o Estado manteve as contas sob controle, em condições de honrar seus compromissos e com a saúde financeira evidenciada por indicadores como o baixo endividamento do setor público. Essas informações podem ser conferidas na prestação de contas anual do governo, mas faltava uma abordagem mais acessível para que o cidadão comum pudesse compreender melhor, e de forma mais transparente, este documento relativo às finanças estaduais. A lacuna está sendo preenchida com a publicação, pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), da “Prestação de Contas Anual Simplificada 2015”.

Contador Wellington Cruz - Entrevista CRC BA

wellington-cruz


Contador Wellington do Carmo Cruz
Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA



Sem Previsão de Aumento de Impostos em 2017/ Previsão Salário Mínimo R$ 950,00

Expectativa é de que tributos não subam, mas pode haver corte de gastos. Proposta poderá contemplar salário mínimo em cerca de R$ 950 em 2017.
A equipe econômica deverá finalizar nos próximos dias a proposta de orçamento para o ano de 2017 e a expectativa, segundo interlocutores do governo, é de que o documento final não contemple aumento de tributos. Porém,  poderá trazer corte de despesas em relação ao estimado anteriormente.

domingo, 21 de agosto de 2016

Opção pelo Regime Especial de Tributação Aplicável às Incorporações Imobiliárias – RET: Receita Federal institui formulário digital

Por meio do Ato Declaratório Executivo Coaef nº 15/2016 - DOU 1 de 19.08.2016 foi instituído o formulário digital Termo de Opção pelo Regime Especial de Tributação Aplicável às Incorporações Imobiliárias (RET) como alternativa àquele previsto na Instrução Normativa RFB nº 1.435/2013, que dispõe sobre os regimes especiais de pagamento unificado de tributos aplicáveis às incorporações imobiliárias, às construções de unidades habitacionais contratadas no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e às construções ou reformas de estabelecimentos de educação infantil.

Autor: Legisweb
Por: Marcones Sarmento 

Simples Nacional: Desistência de impugnação ou recurso administrativo instituído formulário digital

Através do Ato Declaratório Executivo Coaef nº 16/2016 - DOU 1 de 19.08.2016m foi instituído o formulário digital Requerimento de Desistência de Impugnação ou de Recurso Administrativo, como alternativa àquele previsto naInstrução Normativa RFB nº 902/2008, que dispõe sobre o parcelamento para ingresso no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições Devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) relativos a tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Autor: Legisweb
Por: Marcones Sarmento 

ITR: Alterado o prazo para atualização do cadastro nacional e do Cafir relativos a imóveis com área superior a 50 ha

Por meio da Instrução Normativa Conjunta RFB/Incra nº 1/2016 - DOU 1 de 19.08.2016, foi alterada a Instrução Normativa Conjunta RFB/Incra nº 1.581/2015, que estabelece prazos e procedimentos para atualização do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e do Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir), os quais visam propiciar a integração entre esses sistemas cadastrais com a finalidade de estruturação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR).

Simples Internacional facilitará exportação de micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae

Empresários, associações de classe e representantes do governo brasileiro formaram um grupo de trabalho para criar o regime tributário Simples Internacional, que tem como objetivo principal reduzir burocracias e agilizar a exportação por pequenas e médias empresas. O projeto terá como exemplo o Simples Nacional, um sistema de arrecadação que unifica e reduz impostos para facilitar a atuação das pequenas empresas.