Iniciativa pioneira do fisco baiano resultou ainda na arrecadação
direta de cerca de R$ 30 milhões de ICMS no período 2015-2016.
Ferramenta é utilizada para combater a atuação de empresas “laranjas” e
dos chamados “hackers fiscais”.
Desenvolvido de forma pioneira no país pelo fisco da Bahia para
combater, em tempo real, a atuação de empresas “laranjas” e dos chamados
“hackers fiscais”, o Centro de Monitoramento On-line (CMO) tornou
inaptas, entre 2015 e 2016, mais de 4.000 empresas que apresentavam
irregularidades como endereço não localizado, fraude ou simulação
fiscal, informações de cadastro incompatíveis com a atuação efetiva da
empresa ou microempresas individuais (MEIs) que ultrapassaram o limite
de compra permitido por lei.
A atuação conjunta do CMO com as inspetorias da Secretaria da Fazenda do
Estado (Sefaz-Ba) resultou ainda na arrecadação, pelo fisco baiano, de
mais de R$ 30 milhões em ICMS. Ao todo, o monitoramento on-line gerou
autos de infração que somaram, nesses dois anos, mais de R$ 200 milhões
em valores devidos ao fisco estadual.