quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Microempresas ganham catálogo para exportar

Organizadores aproveitaram Olimpíadas e Paraolimpíadas
O projeto Chama Empreendedora criou um catálogo bilíngue com produtos de 215 empresas, das quais 11 são pernambucanas. A publicação tem como objetivo promover e divulgar as micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional. De Pernambuco, podem ser exportados os mais diversos produtos. Desde peças de vestuário masculino e feminino, sapatos, acessórios de beleza e até produtos gastronômicos, como cachaça e temperos. O catálogo será entregue a 32 embaixadas em países prioritários para a exportação.

A iniciativa é do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Sebrae  e Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), que aproveitaram as Olimpíadas e Paraolimpíadas para criar o projeto.
O empresário pernambucano Rubem Martins, cuja empresa foi escolhida para entrar no catálogo, acredita que essa é uma oportunidade de aumentar o faturamento dos negócios. “Nesse momento de crise não podemos ficar parados. Buscar novos mercados é fundamental e o programa veio corroborar o momento”, disse Rubem, proprietário da Dona Rosa, que pretende exportar bolsas, sandálias e acessórios femininos.

Foram escolhidos empreendedores de 16 estados. Eles foram selecionados por seus potenciais de exportação. Produtos integrantes do catálogo serão exibidos, além das embaixadas, em pontos turísticos da cidade  até 16 de setembro. Outro empresário pernambucano que também terá seus produtos incluídos no catálogo é Leonardo Medeiros, da Normix (cosméticos). “Como já exporto para Portugal e França, o projeto vem alavancar ainda mais meu negócio. Estar entre as principais empresas do País é muito positivo”, afirmou Leonardo.
Sem grande segredo para exportar, a analista do Sebrae Pernambuco, Romarcia  Lira, afirma que o empresário tem que tomar algumas medidas antes para o negócio dar certo. “O primeiro passo é saber se a empresa tem condições de exportar. O segundo é buscar informações e estudar sobre o mercado e, por último, oferecer um produto de qualidade e competitivo”, comentou Romarcia. Para quem se interessar em conhecer melhor o programa, o conteúdo está disponível no site .
Autor: Folha PE
Por: Marcones Sarmento

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