sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Primeiro MBA do país sobre PPP reabre inscrições devido à grande procura

A grande procura pelo MBA “PPPs e Concessões”, único do Brasil voltado para a área de parcerias público-privadas (PPPs), levou a RedePPP, gerenciada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), a reabrir as inscrições, destinadas a gestores públicos e profissionais da iniciativa privada de todo o país envolvidos com projetos de PPP e de concessões. O curso é ministrado por meio de ensino a distância (EaD).


O MBA é uma parceria entre a Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das PPPs (RedePPP), a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e a LSE Enterprise, da London School of Economics and Political Science. A primeira turma, iniciada em 20 de setembro, teve 70% de integrantes da iniciativa pública e 30% do setor privado. Com a reabertura das inscrições para o curso, a RedePPP espera ampliar a participação de membros da iniciativa privada.

O secretário da Fazenda do Estado da Bahia, Manoel Vitório, ressalta a importância da qualificação técnica dos responsáveis por parcerias público-privadas tanto no setor público quanto no privado. Ele ressalta que as parcerias público-privadas já respondem por investimentos da ordem de R$ 145 bilhões em iniciativas nas áreas de infraestrutura, mobilidade urbana, saúde e educação em todo o país. São, ao todo, 90 contratos em execução.

“Estamos diante de um grande desafio que é impulsionar o desenvolvimento no país com recursos escassos e por isso torna-se mais atrativa a opção pela PPP, e nesse contexto a qualificação técnica dos envolvidos neste processo é imprescindível”, destacou o secretário, lembrando que a Bahia é um dos líderes do país em contratos de PPP.

Ao todo, o MBA tem duração de 420 horas-aula, das quais 380 por meio de ensino a distância e 40 de módulo presencial, a ser realizado em Londres. Mais informações podem ser obtidas no site www.fespsp.org.br/mbappp.

Para o coordenador da RedePPP e chefe da Secretaria Executiva de Projetos de PPP do Estado da Bahia, vinculada à Sefaz-Ba, Rogério Princhak, o objetivo do MBA é “fomentar a capacitação técnica dos gestores dos projetos de PPP no Brasil para avançar ainda mais com a execução das parcerias entre os setores público e privado”.

O coordenador do MBA e diretor de programas da LSE Enterprise, Carlos Alexandre Nascimento, destaca que todos os professores são especialistas no segmento. “Para o corpo docente, buscamos grandes nomes, pessoas com experiência no desenvolvimento e no acompanhamento de cada fase desses projetos”. Segundo Nascimento, houve uma alta procura por vagas, o que reflete a necessidade que o mercado brasileiro apresenta por capacitação.

RedePPP – Coordenada nacionalmente pela Secretaria Executiva de PPP do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), a RedePPP reúne mais de 40 organizações brasileiras, entre elas estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento. A Rede foi criada em 2014 e tem por finalidade promover ações para elaboração de políticas, diretrizes e normas relacionadas às parcerias público-privadas, bem como a colaboração mútua entre os estruturadores e gestores públicos de PPP da Federação.

LSE Enterprise – A London School of Economics and Political Science (LSE) é uma das principais instituições de ensino do mundo, reconhecida como um centro mundial de pesquisa e ensino em todo o espectro das ciências sociais, políticas e econômicas. De acordo com a organização, passaram por seus cursos 16 prêmios Nobel e 37 chefes de estado. A LSE Enterprise é o braço comercial da LSE, estruturando projetos de educação executiva, consultoria e pesquisa aplicada, com a participação de experts e acadêmicos de mais de 80 países.

FESPSP – Criada em 1933, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é uma das mais tradicionais instituições de ensino no campo das Ciências Sociais no Brasil. Possui entre suas finalidades elaborar projetos e desenvolver pesquisas que abordam as realidades econômica, social e política brasileira, bem como a gestão pública.

Sefaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário