O momento em que uma empresa mais cresce é quando tem um diferencial em relação aos principais concorrentes. Entretanto, quando a empresa tem a diferenciação como estratégia, a vantagem passa a ser muito mais sustentável. Muitas empresas têm sua estratégia no preço de vendas, lutando sempre para praticar preços menores do que a média do mercado. Outras, no entanto, baseiam sua estratégia em logística, que se traduz em melhor e mais rápida distribuição. Todavia, é a diferenciação que faz realmente o cliente perceber valor.
Para ter a diferenciação como estratégia é importante partir da Proposta de Valor, ou seja, o que a empresa pretende diante dos clientes? O que ela agrega de valor aos clientes? Como o cliente percebe valor ao que é feito pela empresa? Estas questões precisam ser levantadas para que se mantenha a estratégia bem orientada. É importante que o principal executivo da empresa tenha a certeza de que o fundamental é gerar sentimento de valor no cliente e não apenas em si próprio. O cliente precisa ver que há uma diferenciação entre o que a empresa e os concorrentes fazem.
Quando o líder da empresa sabe estas respostas, passa a ter outro grande problema, que é fazer toda a corporação entender e manter os valores da empresa intactos ao longo do tempo. Quanto mais a empresa cresce, mais dificuldades o líder terá para manter todos alinhados, uma vez que o contato da base da pirâmide com o presidente vai-se reduzindo. Desta forma, o líder deve criar o ambiente de comunicação para que aquilo que ele acredita chegue, efetivamente, em todas as pessoas da empresa, não apenas nos líderes imediatos. É fundamental que faça chegar sua palavra a todos através dos meios de comunicação da empresa, sejam emails, quadro de avisos, intranets, discursos, reuniões. Dentro do possível, o líder deve estar mais presente – e em todos os momentos de contato – com o maior número de pessoas da empresa a fim de passar sucessivamente mensagens sobre valores fundamentais.
Agora que temos a comunicação em funcionamento, é importante garantir que o restante da estrutura da empresa esteja alinhado com a estratégia de ter produtos e serviços diferenciados. Para tanto, os itens devem ser observados:
– Certifique-se de que o líder e a equipe de gestão estejam de acordo sobre a diferenciação, hoje e no futuro. Uma ideia é pedir que cada um diga, por escrito, qual seria essa diferenciação e agrupar os resultados para posterior discussão. Considere, no mínimo, três questões:
(1) quais as grandes fontes de diferenciação competitiva da empresa na opinião dos principais clientes?
(2) como sabemos disso?
(3) estas fontes estão ficando mais ou menos robustas?
(2) como sabemos disso?
(3) estas fontes estão ficando mais ou menos robustas?
– Veja se a linha de frente da organização concorda com o resultado dessa sondagem. A descrição da estratégia e de áreas de diferenciação feitas por trabalhadores e supervisores é igual à do líder? Esse pessoal sente que entende a estratégia? Considera que é simples e clara? Sondagens e pesquisas
por computador, tabuladas anonimamente, podem ajudar muito nesta tarefa de captação de informação;
– Descrever a estratégia por escrito numa folha de papel ou numa ficha. Sua descrição é centrada em fontes cruciais de diferenciação? É uma descrição afiada e convincente para os outros, incluindo clientes e investidores. É sustentada por dados?
– Descrever a estratégia por escrito numa folha de papel ou numa ficha. Sua descrição é centrada em fontes cruciais de diferenciação? É uma descrição afiada e convincente para os outros, incluindo clientes e investidores. É sustentada por dados?
– Faça um “post mortem” das últimas 20 iniciativas e investimentos voltados ao crescimento. Os maiores êxitos ou decepções da empresa são explicados, em parte, pela diferenciação central que foi transferida para outros objetivos?
– Traduza a estratégia num punhado de princípios inarredáveis. Dá para descrever princípios simples que a organização segue e que definem comportamentos, crenças e valores cruciais necessários para a condução da estratégia? Esses princípios são incorporados em rotinas ou são meras palavras em uma página?
– Reveja a forma de monitorar os principais indicadores da saúde de seu ‘core business’ e de seus diferenciais, tanto para o ajuste em curto prazo quanto para os investimentos em longo prazo em novas capacidades. Seu método promove o aprendizado e a adaptação? A rapidez da adaptação é uma vantagem competitiva? Tem certeza?
Estes elementos contribuirão para que a empresa esteja sempre focada na diferenciação, para que novos métodos sejam implantados, novos produtos trabalhados, novas formas de atendimento realizadas. Mantenha sempre o foco na estratégia de ser diferente, para que possa atingir o objetivo principal, que sempre será ter o cliente mais bem servido.
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