É fato de que toda a empresa precisa de
um contador! Esse profissional cumpre uma função muito importante naregularidade das empresas! O contador participa da entrega de
obrigações, cálculos de impostos e a geração dos livros obrigatórios. Mas para fazer isso, ele precisa receber
informações sobre todas as operações da empresa. É super importante a organização do empresário, para ter um bom controle financeiro e encaminhar todos documentos
contábeis.
Neste post vamos conhecer um pouco mais sobre isso e mais:
- As atividades e responsabilidades de um contador.
- Os documentos necessários para realizar essas obrigações.
Quais são as obrigações do
Contador?
O contador é parte fundamental para manter a empresa regular. Por esse profissional passa a maior parte das obrigações legais de uma empresa. Mesmo aquelas que não faziam parte da ciência contábil, como as obrigações trabalhistas. Ao longo do tempo todas as
principais obrigações passaram a fazer do seu escopo de
trabalho. Isso devido a facilidade do profissional em atender as obrigações
impostas pelo governo.
De forma geral, o contador tem como responsabilidade:
- Calcular os valores de taxas e tributos das empresas;
- Entregar obrigações acessórias destes impostos, que normalmente são tidas como “confissão de dívida”;
- Preparar e elaborar os livros e demonstrações obrigatórias.
Os três item acima, se referem as áreas fiscal, contábil e trabalhistas.
Portanto, existem obrigações acessórias fiscais, tais como o SPED
Fiscal, Contribuições e a ECF. Existem obrigações acessórias contábeis, tais como ECD, Lalur e Lacs. E, ainda, existem obrigações
acessórias trabalhistas como a GFIP, Caged e RAIS. Isso ocorre no caso de taxas e tributos e dos livros e
demonstrativos obrigatórios.
Observou o tamanho da responsabilidade?
Como o empresário pode ajudar?
Fazer todas essas obrigações não são fáceis, mas se torna mais
difícil se há falha na informação ou se ela é incompleta. Aqui, vale bastante a parceria! O empresário envia boas informações para o contador, que
trabalha para manter a empresa regular.Um trabalho bem executado do contador tem muitos benefícios.
Além de organizar e manter os documentos em boa ordem, o
empresário ajuda o contador quando realiza o controle financeiro da empresa. Isso mesmo, o controle financeiro! Conhecer e controlar as finanças dará
suporte ao contador em
seus lançamentos. Além disso possibilita uma comunicação mais fluida sobre
as operações da empresa.
Quais documentos precisam ser enviados?
Todos os documentos a serem
enviado, tiveram ou terão algum impacto
financeiro e patrimonial na
empresa. Sejam eles comprovantes de gastos e receitas, contratos futuros,
emprestimos, processos judiciais, notas fiscais, extratos bancários ou
a posição de duplicatas descontadas.
Para facilitar, vamos separar em alguns grupos.
Movimento Trabalhista
Neste grupo, são importantes todos os documentos que tenha como
base a relação de trabalho, assalariado ou não na empresa:
- Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição Sindical, outras Contribuições Sindicais;
- Recibos de pagamento: Salários, Pró-Labore, Férias, Vale Transporte (compra e entrega) e Atestados Médicos de Funcionários;
- Movimentos e recibos de autônomos e Cooperados;
Esses documentos vão suportar o processamento da folha, e serão
escriturados na contabilidade. Poderão servir também para a analise das obrigações acessórias.
Movimento Fiscal
Esse é um dos mais importantes, pois existem impostos que são
pagos logos nos primeiros dias do mês. Aqui é necessária alguma
atenção dada a importância das obrigações tributárias. Isso pois, em
algumas ocasiões a empresa se torna responsável pela obrigação tributária. Assim como são os casos de retenção de impostos e de
substituição tributária.
Saiba o que levantar no movimento fiscal:
- Todas as notas fiscais: De entrada e saída, de serviços prestados e tomados, conhecimentos de transporte e compra de bens.
- Notas Fiscais de concessionárias como de Telefonia e de Energia Elétrica.
- Arquivos Eletrônicos: como arquivo na Nota Fiscal Paulista, Redução Z, Arquivos do Sped Fiscal e XML’s das notas fiscais.
- Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS, DARF’s, GARE’s e GNRE’s.
A analise de retenções é primordial para que a empresa não tenha
prejuízo. Por isso é tão importante ter as informações quase que imediatas. Outro exemplo são os impostos não cumulativos. Se não
houver notas de entrada, prejudicará o cálculo e emissão correta da
guia a pagar.
Movimento Contábil
No movimento contábil temos todos os outros documentos
financeiros. Eles não podem estar ligados a parte fiscal ou trabalhista.
São eles:
- Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Posição de Emprestimos e Desconto de Duplicatas;
- Recibos e Contratos: de Locação, de honorários, despesas diversas e contratos a pagar;
- Comprovantes diversos: de despesas e de receitas;
- Arquivos eletrônicos: como extratos em ofx e controle de caixa.
No movimento contábil, temos o controle de caixa. Por mais
simples que ele seja, é super importante entrega-lo nos documentos mensais.
Controle de Estoque
Por último é importante mencionar o controle de Estoque da empresa e o Livro Inventário ao final do período. Essas duas informações são essenciais para a apuração do Custo da Mercadoria Vendida e influencia diretamente os demonstrativos
financeiros. Além disso o Livro Inventário é uma obrigação legal da empresa, e que o contador
tem pouca influência em sua
preparação. Se você não tiver o controle de
estoque e o Livro Inventário, conte ao seu contador e solicite orientações de
como entregar as informações a ele.
Como o contador pode ajudar?
Aqui vou falar um pouco de como
ajudamos aos nossos clientes nesta tarefa! Tradicionalmente, os clientes e suas contabilidades possuem uma
rotina mensal. Reúnem todos os documentos, enviam um portador ou
motoboy, e retiram todo o volume. Isso provoca em um trabalho
de organização do Empresário e sua equipe. Isso
para depois, no escritório, precisar separar tudo de novo para o
processamento. Para ajudar neste tema existem as nuvens que deixam processo mais simples.
Para isso pastas são compartilhadas de forma online. A criação
destas pastas fazem com que a separação
de documentos ocorra de forma transparente. Ou seja, o colaborador ou empresário, ao salvar os documentos na
pasta, está dando acesso ao escritório. Funciona como se estivéssemos na mesma rede, no mesmo espaço,
como uma área integrada. Isso nos aproxima
dos clientes e
principalmente entrega
mais valor para a empresa.
Autor: Capital Social
Por: Marcones Sarmento
Autor: Capital Social
Por: Marcones Sarmento
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