sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Entenda a importância de um ERP para empresas

A importância de um ERP para empresas (Enterprise Resource Planning) como auxiliar na gestão dos negócios, não é nenhuma novidade. Mas, o fato é que o seu uso tem se tornado cada vez mais frequente por conta de alguns fatores, como: a inclusão de cada vez mais recursos que facilitam a resolução de problemas do cotidiano de empresas dos mais variados setores; os preços para a aquisição desse tipo de software têm se tornado mais acessíveis e a era da digitalização tornou o uso da tecnologia no meio empresarial muito comum.

Porque ter um ERP para empresas?

Não importa qual seja o porte da empresa ou o seu ramo, um ERP além de facilitar a gestão em geral, pode oferecer inúmeros benefícios como: proteção de suas informações; ajuda no planejamento financeiro; auxílio no controle de fluxo de caixa; entre muitas outras vantagens. Continue lendo para entender qual a importância de um ERP para as empresas.

Controle total de seu estoque

Muitas empresas fazem o seu controle de estoque por meio de planilhas ou até mesmo em anotações em cadernos ou documentos. Este tipo de controle abre uma grande margem para falhas humanas como erro de preenchimento ou inconsistência de informações podendo causar graves problemas administrativos e até mesmo prejuízos para a empresa.
Um ERP torna o controle de estoque uma tarefa muito mais prática e segura, pois permite que você tenha total controle do estoque de sua empresa a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, muitos softwares de gestão empresarial oferecem a possibilidade de integrar o sistema com a rede. Assim, permitindo que todas as informações possam ser acessadas remotamente. Dessa forma, a reposição de estoque se torna muito mais precisa, além de ajudar a visualizar quais os produtos que estão vendendo mais e quais estão vendendo menos.

Otimização no controle financeiro

Empresas, que utilizam um ERP para registrar toda a sua movimentação de caixa, têm muito mais facilidade e precisão na hora de levantar relatórios financeiros e controlar o seu fluxo de caixa. O ERP permite que o usuário tenha acesso a toda informação que desejar sobre qualquer período de sua empresa.  Funcionalidade que é muito útil para ajudar o empreendedor a perceber o ritmo que o seu negócio anda e ainda dá a possibilidade dele se planejar para o futuro, assim, evitando surpresas e imprevistos.

Integração entre departamentos

Muitas empresas trabalham com mais do que um software de gestão separadamente, sendo um para o controle financeiro, outro para vendas. E assim por diante, conforme a necessidade de cada departamento, o que pode tornar a logística confusa e muito complicada na hora de fazer um levantamento da situação como um todo.
Um bom ERP abrange todos os setores da empresa de forma que todo o sistema seja integrado em um só, permitindo que o departamento financeiro tenha direto acesso às informações das vendas e facilitando todo o processo e otimizando o desempenho de toda a equipe.

Mais agilidade e segurança no ambiente de trabalho

Principalmente no caso das empresas do ramo de varejo onde a entrada e saída de caixa tem um fluxo muito alto diariamente. Um ERP para empresas permite o registro de vendas de forma muito mais ágil, além de registrar possíveis eventualidades, como: devoluções, estornos, trocas de produtos, recebimentos parte em dinheiro e parte no cartão, diminuindo consideravelmente a possibilidade falhas humanas. Além disso, ter todas as informações registradas corretamente no ERP também ajuda no fechamento do caixa e nas sangrias tornando-as mais seguras.
Autor: Blog Sage
Por: Marcones Sarmento

Nenhum comentário:

Postar um comentário